HomeO esporteSobre a CRLBRegulamentoRanking CRLBWallpaperMedicina Veterinária  EsportivaGaleria FotosContato

 
 

A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE COMPRA

Nesta matéria esclareceremos a importância de um exame detalhado do cavalo, antes da compra do mesmo, prevenindo, desta forma, alguns contratempos, tanto por parte do comprador, como do vendedor do animal em questão. Alguns proprietários discutem o custo de um exame de compra, mas são facilmente convencidos, quando lhe é apresentado o custo mensal de um cavalo que não servirá para a finalidade a ele determinada, e ainda, a depreciação que ocorrerá ao vender um animal com problemas. Atualmente, existem examinadores de carros usados que cobram um valor pré determinado para analisar as condições gerais de um automóvel. Da mesma forma, existe um exame veterinário detalhado, que pode dar ao comprador uma real idéia dos riscos por ele assumidos ao comprar um cavalo de um terceiro. Evidentemente não cabe a nós, veterinários, a responsabilidade de indicar ou não a compra de um cavalo e sim esclarecer o proprietário dos riscos que ele corre com o animal em questão. Este exame é relativamente barato, contando-se que o custo mensal de um cavalo gira em média de R$500,00 a R$1000,00. Desta forma, não se torna interessante adquirir um cavalo para que o mesmo fique constantemente parado em reabilitação.

COMO É REALIZADO O EXAME DE COMPRA

Durante o exame de compra o cavalo é examinado em todos os seus detalhes, incluindo, conformação geral (aprumos e proporcionalidade das partes do corpo), olhos, dentes, boca, sistema nervoso, reprodutor, muscular, gastro intestinal, respiratório, cardiovascular, locomotor, além de determinadas áreas consideradas importantes para o desempenho de suas funções.

CONFORMAÇÃO GERAL

O animal é analisado em todas as suas partes individualmente e em conjunto, para entender se não há nenhuma desproporção entre as partes do corpo. Ainda são analisados aprumos, deficiência muscular, atrofia, cascos etc.

OLHOS

Um exame detalhado nos olhos é de extrema importância para avaliar se o animal adquirido não pode apresentar algum tipo de problema posterior a compra ou ainda que não seja vendido com algum tipo de deficiência visual.

DENTES E BOCA

Já dizia o ditado: a saúde entra pela boca, portanto, o animal a ser comprado deve ser minuciosamente examinado na boca e nos dentes para garantir que o mesmo não tenha nenhuma resistência à embocadura, ou ainda não se alimente bem.

SISTEMA NERVOSO

A neurologia eqüina ainda é pouco avançada, sendo que a maioria dos animais com problemas neurológicos tenham seqüelas, ou ainda venham a entrar em óbito, para prevenir este tipo de ocorrência, devemos examiná-los com cuidado.

SISTEMA REPRODUTOR

É de extrema importância para animais dedicados à reprodução, sendo que alguns exames complementares podem ser pedidos, como espermograma, ultra som etc.

SISTEMA MUSCULAR

Também possui muita importância na sustentação do cavalo e qualquer problema nele ocasionado pode gerar complicações locomotoras no mesmo.

SISTEMA GASTRO-INTESTINAL

Acredito nem ser necessário descrever a importância deste item, já que ainda hoje a patologia que mais assusta proprietários de cavalos é a síndrome cólica.

SISTEMA RESPIRATÓRIO

A capacidade atlética de um cavalo está diretamente relacionada a quantidade de oxigênio no tecido muscular, portanto um animal com deficiência respiratória, seja ela causada por um hemiplegia laringeana, um deslocamento de palato mole ou outros, não alcançará o máximo de sua performance atlética. Algumas vezes precisamos de exames complementares como a endoscopia neste item.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Também de grande importância no cavalo atleta, o sistema cardiovascular deve ser minuciosamente examinado por um veterinário para que não haja prejuízos maiores no futuro.

SISTEMA LOCOMOTOR

O sistema locomotor, ainda é onde encontramos maior número de problemas em cavalos atletas, por este motivo, 90% dos exames de compra devem ser acompanhados de exame de raio x (que pode ser tirado na propriedade onde o cavalo se encontra) e após alguns testes de pinçamento de casco, flexões de articulações, exames de partes moles, podemos dizer os riscos que o animal terá para exercer as funções a ele designadas dali por diante.Portanto, comprar um cavalo, sem um exame prévio de um médico veterinário é a famosa economia burra, pois tenha certeza que mais tarde seus gastos e desgastes serão bem maiores. Portanto cavalo dado ou comprado se olham os dentes e todo o resto.

Dr. Luciano Mazzonetto